Skip Navigation Links

A.R.L.M. Tradição Templária 190 - Filiada à G.L.M.E.R.J.




Em uma reunião da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro, no Oriente de Macaé, o Sereníssimo Grão-Mestre Waldemar  Zveiter encaminhou histórica proposição, aplaudida e referendada pela assembléia, de criação de comissão de estudos para adoção do Rito Escocês Retificado pela GLMERJ. Com esta ação a GLMERJ que já tinha aprovado os Ritos Adonhiramita e Brasileiro proporcionou aos maçons da GLMERJ a oportunidade de ampliação dos horizontes de estudos e pesquisas, além da promoção dos aspectos espirituais que a prática ritualística pode proporcionar aos iniciados na maçonaria

Em 13 de julho de 2012, com alegria e muito orgulho compareceram na Comitiva do Grão Mestre Adjunto da GLMERJ no exercício do Grão Mestrado Ir. José Ricardo Salgueiro de Castro, junto com o 2° Grande Vigilante Carlos Henrique Bandeira dos Santos, com o P.G.M. Paulo Roberto Ribeiro Lemgruber e o Past Grão Mestre Adjunto  Fernando Paiva da Rocha Filho na Instalação do novo V.M. Ir. Eduardo de Carvalho e na Instalação da nova Loja que irá trabalhar no Rito Escocês Retificado na GLMERJ, a Augusta Respeitável Loja Maçônica Tradição Templária N°190.
 
Estiveram presentes os Veneráveis;
 
  • V.M. Ir. Marcelo Maia da ARL J. Willermoz N°620 (RER-GLMESP) Oriente de São Paulo, como única do rito e veio dar com sua presença o prestígio indistinguível daqueles Maçons de qualidade que estudam o rito. Também prestigiaram a cerimônia.
  • V.M. Ir. Claudio da Loja Silence 1 N°65 (REAA-GLMERJ) Oriente do Rio de Janeiro
  • V.M. Ir. Jerônimo (Jeje) da Loja Independência No 19 (REAA-GLMERJ) Oriente de Niterói.
 
Estiveram presentes vários Irs. da Alta Administração no evento na comitiva do G.M. Adj. em exercício.
 
  • Ir. Francisco Paulino Campelo – Grande Orador
  • Ir. Ubirajara Gavinha – Grande Secretário de Rel. Int. Adjunto
  • Ir. Joel Jorge – Grande Mestre de Cerimônias.
  • Ir. Carlos Alberto - Grande Tesoureiro Adjunto.
  • Ir. José Emídio dos Santos- Grande Secretário Esp. De Transp. E Log.
  • Ir. Firmino Motta - Grande Secretario Rel. Ext. Adjunto.
  • Ir. Jorge Conceição - Assessor do G.M.
 
O Irmão Aridelson Nunes de Oliveira deu uma verdadeira aula de conhecimento da História da Maçonaria durante o Iluminismo e o nascimento do RER criado por  J. Willermoz, toda a história da época, seus conceitos, os grandes pensadores e porque da sua criação no século 18, sua evolução seguindo os princípios das Ordens dos Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa enquanto nosso Irmão Milton Gonçalves expunha o Estandarte da Loja.

 




A partir desta data a ARLM Tradição Templária  recebeu sua Carta Constitutiva e estabeleceu-se primeiro no Palácio Maçônico da Rua Mariz e Barros - na Tijuca, Rio de Janeiro, onde fez história ao fazer as primeiras inciações de Maçons no Rito Escocês Retificado em uma Potência Regular , na cidade do Rio de Janeiro.

Foi criada uma comissão de estudos visando a adaptação dos Rituais originais às normas da GLMERJ, e estabeleceram-se reuniões dos Graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre no RER. 


E graças a cooperação dos Irmãos da A.R.L.M. Tradição Templária, repetindo a ajuda que receberam dos Irmãos da Grande Loja de São Paulo, da Loja J. Willermoz, que já trabalhava no RER, que os Rituais do RER, bem como toda uma explicação de sua ritualística, foram passados ao GOIRJ.  

Hoje a Loja Tradição Templária, apesar de filiada a uma outra Potência Maçônica, a GMLERJ, é uma loja Irmã da ARLS Regeneração e Ordem, filiada ao GOIRJ, e seus membros são membros honorários da ARLM Regeneração e Ordem e vice-versa.

Atualmente a ARLM Tradição Templária está realizando suas reuniões na Rua Tadeu Kosciusko, 79-B, no Bairro de Fátima, Rio de Janeiro, nas Quartas-Feiras às 19:30 horas.



Texto adaptado da Revista "A Gazeta do Maçom" , Ano VII, No 14, de Julho de 2012
e do Site da "ARLM Tradição Templária No 190"






 



   
Copyright © 2017 Maçonaria Virtual