Skip Navigation Links

NICOLA ASLAN




 
Nicola Aslan , Primeiro Venerável da A\R\L\SRegeneração e Ordem Nº 7 é considerado um dos escritores maçônicos de grande renome, Nicola Aslan pode sim ser considerado um “escritor brasileiro”, pois apesar de ter nascido na Grécia e conservado a nacionalidade Italiana de seus pais, chegou ao Brasil com 23 anos  de idade, tendo falecido aos 74 anos. Meio século de vida, portanto vivendo neste País. 
 
Nascido a 8 de junho de 1906, desde cedo mostrou-se interessado em literatura, mas particularmente a histórica, tendo publicado vários artigos em pequenos jornais de sua cidade de origem.

Por  força do “Direito das Capitulações”, então em vigor entre a Turquia e determinadas nações europeias, foi possível manter a nacionalidade Italiana de seus pais.

De origem Católica Romana, viveu os primeiros anos de sua vida junto a seguidores Greco-ortodoxos  numa região onde  a religião prevalecia sobre as nacionalidades.

 
Por ter estudado em colégios de línguas francesas e Italianas, bem como tendo vivido em uma região conturbada politicamente, aos 20 anos já falava o Grego, o Italiano, o Francês, o Inglês, e  o Turco, além de posteriormente, já no Brasil, o Português e o Espanhol, o que lhe permitiu conseguir grande cultura e uma visão ampla dos assuntos sobre os quais se propôs escrever.
 
Iniciou suas atividades profissionais como bancário (na Turquia). Veio ao Brasil em 1929, em plena crise mundial ocasionada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York. A fim de sobreviver em um País do qual nem o idioma conhecia começou a exercer várias atividades em escritórios  comerciais, dando lições de Francês e, mais tarde até de Português. Em 1941 casou-se com Dona Guimar Barroso, nascendo dois filhos desta uinão. Foi representante comercial de várias fábricas no ramo de camisaria.
 
Nicola Aslan foi iniciado em 31 de agosto de 1956, na Loja Evolução no 2 de Niterói, jurisdicionada ao Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro. Esta Loja passou posteriormente para a Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro. Foi Elevado em 30 de novembro de 1956 e exaltado Mestre Maçom em 1o de Março de 1957, tendo ocupado város cargos nas Administrações das Lojas, bem como fazendo parte de várias comissões. Filiou-se à Loja Libertação no 19 (Niterói), onde seguiu sua carreira Maçônica.

1966: foi nomeado Diretor do Departamento de Propaganda Maçônica e Cultura do Grande Oriente do Brasil (GOB);

1967: nomeado Grande Secretário Geral de Cultura e Orientação do GOB, membro do Conselho Federal da Ordem, da Comissão do Mérito Maçônico e da Comissão de Cultura do Conselho Federal da Ordem;

1968: membro da Comissão de Liturgia do GOB, da Comissão Especial para a revisão dos Rituais Escoceses em uso e assessor da Comissão de Assuntos de Relações Maçônicas da Soberana Congregação da Ordem;

1969: Presidente da Comissão de Instalação dos Veneráveis Eleitos no Rio de Janeiro;

1970: Grande Secretário de Inspeção de Liturgia e Ritualística do Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro (GOERJ); Grande Secretário e Membro do Conselho Federal da Ordem;

1971: Membro da Comissão de Cultura da Grande Secretaria Geral de Cultura e Orientação do GOB, nomeado responsável por qualquer secretaria do GOERJ, no impedimento de qualquer Secretário, seja titular ou adjunto.
 

Participou em 1973 da criação do Grande Oriente Independente do Rio de Janeiro, jurisdicionado ao Colégio de Grãos Mestres da Maçonaria Brasileira, posteriormente a Confederação Maçônica do Brasil – COMAB

Em 1974 mudou-se pra cidade de cabo Frio (RJ), onde continuou a trabalhar intensamente em suas obras maçônicas, concluindo vária delas.

Faleceu em 02 de Maio de 1980, aos 74 anos incompletos, no exercício do Veneralato da Loja A\R\L\SRegeneração e Ordem Nº 7 que fundara em 1977, jurisdicionada ao GOIRJ.

 


 
Alguns dos Livros do Irmão Nicola Aslan: 

 
         



Revista "O Pesquisador Maçônico" que homenageou o Irmão Nicola Aslan:



 

Texto adaptado do publicado na Revista "O Pesquisador Maçônico",
Edição 02 , ano XI , de Julho / Agosto de 2011

Assinaturas e números atrasados desta revista, correspondência para:

O Pesquisador Maçônico
ACF Teixeira de Souza
Caixa Postal 112.047 - CEP 28.909-971
Cabo Frio - RJ

Formulário para Assinatura, clique aqui.

ou e-mail: 
opesquisadormaconico@ciclodagua.com.br


 


   
Copyright © 2017 Maçonaria Virtual