Skip Navigation Links

 

Esta loja foi fundada em 1977 por Nicola Aslan, seu primeiro Venerável, e por seu filho, Ítalo Aslan, este como Primeiro Vigilante.  

Tendo sido a primeira Loja do GOIRJ no interior do Estado do Rio de Janeiro.

Com o falecimento de seu fundador, a Loja mudou o seu título distintivo pra “Nicola Aslan”, ficando o nome “Regeneração e Ordem” esperando uma oportunidade para ser reativado.

Era desejo do Grão-Mestre Luiz Alves Barbosa (1990-1993) reerguer esta Loja, trazendo-a para a cidade do Rio de Janeiro e trabalhando no Palácio da Rua Teotônio de Brito , o que foi posteriormente concretizado. 



Trabalhou desde a sua fundação no Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA), mas eis que como que por um chamando interior muitos dos irmãos desejavam um novo desafio, uma nova maneira de aproveitar o grande reservatório de estudos e práticas inciáticas que a Maçonaria disponibiliza aos seus membros em seus vários Ritos.

A Loja apreciou a possibilidade de se adotar o Rito Escocês Retificado (RER) haja vista as boas informações sobre a sua prática . Foram feitas várias visitas à "A.R.L.M. Tradição Templária 190" , filiada a Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro (GLMERJ), e na época realizando os seus trabalhos ritualísticos no Palácio Maçônico da Rua Mariz e Barros na TIjuca - Rio de Janeiro.

As impressões sobre o RER foram as melhores possíveis. Os Irmãos se apaixonaram por sua filosofia e ritualística e viram neste Rito o que buscavam há muito tempo.

Fomos também, agradavelmente surpreendidos com o carinho da recepção dos Irmãos da “Tradição Templária” . Após este primeiro contato, vários outros foram feitos e sucessivas inter-visitações foram trocadas entre os Irmãos das duas Lojas, a “Regeneração e Ordem” (GOIRJ) e a “Tradição Templária” (GLMERJ).

Mostramos interesse em praticar o Rito e os Irmãos da "Tradição Templária" retribuíram, proporcionando-nos o conhecimento de sua prática. Trouxemos para a Loja “Regeneração e Ordem” a notícia e a novidade do entusiasmo. Em
04/09/2012 convocados pelo Edital de 29/08/2012, conforme consta na Ata no. 25, aprovamos, por unanimidade, a transformação para o novo Rito, o Rito Escocês Retificado – RER.

A Loja "Regeneração e Ordem No. 7" passa a ser então a
Primeira Loja de uma Potência confederada à COMAB a trabalhar neste Rito.

A partir daí as inter-visitações que já aconteciam às sextas-feiras á "A.R.L.M. Tradição Templária 190" passaram a se intensificar e viram uma agradável rotina, até que fomos agraciados com o Título de Membros Honorários da Loja.  A cobertura ritualística dependia agora de uma autorização do Sereníssimo Grão-Mestre Waldemar Zveiter que, através dos Irmãos Aridelson Nunes de Oliveira e o Grande Secretário da GLMERJ, Irmão Wilson de Souza Neto, atendeu-nos com satisfação cedendo inclusive os rituais para nossa prática.

Em 30/10/2012 aconteceu o que chamamos de "Sessão Magna Histórica", conforme a Ata no.33, e recebemos em nosso Templo a ARLM "Tradição Templária 190" incorporada, quando estabelecemos o uso definitivo da nova Ritualística. Na ocasiçao contamos com a presença do então 
Soberano Grão-Mestre do GOIRJ Antônio Carlos Raphael, do Sapientíssimo Presidente da Soberana Assembléia Legislativa do GOIRJ Orlando dos Santos, do Soberano Grande Comendador, um dos fundadores, Itálo Aslan e diversos Mestres Instalados.

A Loja "Tradição Templária" veio composta pelos Irmãos Charles Coolyer Jr., Miguel Kouri, Jaime José Maciel, Murilo Damasceno Medina, Luiz Antônio Braga Furtado, José Claudio Coutinho Lameira, Marcos José Gonçalves Maiato, Rosário Antônio Lupino,  Dásio Lopes Simões e Aridelson Nunes de Oliveira.

Nesta data aproveitamos para retribuir a homenagem que nos foi prestada pela Loja "Tradição Templária", outorgando-nos o título de Membros Honorários, condecorando-os também como Membros Honorários de nossa Loja .

Estamos desde então trabalhando nos
Graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçom no Rito Escocês Retificado, aperfeiçoando a nós mesmos e seguindo os passos dos Mestres Maçons do Passado que nos antecederam, que conheceram a Luz Secreta e participaram de suas Atividades, e de acordo com os Antigos Landmarks da Maçonaria Universal. 

 

 


                                                                                                                                             

Texto adaptado do publicado na Revista "O Pesquisador Maç
ônico",
Edição 11 , ano XIII , de Janeiro e Feveiro de 2013

Assinaturas e números atrasados desta revista, correspondência para:

O Pesquisador Maçônico
ACF Teixeira de Souza
Caixa Postal 112.047 - CEP 28.909-971
Cabo Frio - RJ

Formulário para Assinatura, clique
aqui.

ou e-mail: 
opesquisadormaconico@ciclodagua.com.br




 
 
 


   
Copyright © 2017 Maçonaria Virtual